1. Quem pode se inscrever para o Programa de Mestrado?
O Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional busca alunos residentes no Brasil ou no exterior que sejam formados em Ciências Exatas e da Terra, Matemática, Física, Química, Estatística, Computação, Engenharias e áreas afins, e que tenham disciplina, iniciativa e vontade de pesquisar e trabalhar em temas relacionados à área de Modelagem Matemática e Computacional, em especial nas linhas de pesquisa do programa.
2. Moro distante da UFPB, posso realizar a prova escrita da seleção em um local adicional mais próximo?
Sim, para candidatos localizados mais distantes da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, poderão solicitar local adicional para a realização da prova escrita no seu requerimento de inscrição ao processo seletivo, indicando até três locais da sua escolha. O edital prevê a nomeação de subcomissões, constituídas por professores vinculados a instituições de ensino superior, tendo por finalidade única a aplicação da prova. Porém, os candidatos que solicitarem um local adicional para a realização da prova escrita deverão estar cientes de que só poderão ser atendidos se houver viabilidade. O início da prova escrita deverá acontecer simultaneamente em todos os locais onde esta seja aplicada.
3. Qual o período de inscrição para participação no processo seletivo do Programa?
O Processo Seletivo do Programa é semestral, com divulgação dos editais em cada início de período. Todas as informações sobre os requisitos, data de inscrição, provas, vagas, etc, são divulgadas através desse edital. A seleção ocorre nesse período e a matrícula no mês de Fevereiro.
4. Qual a quantidade de vagas ofertadas a cada seleção?
A seleção é anual. A quantidade de vagas varia a cada processo seletivo.
Em 2018.1 foram oferecidas 15 vagas.
Em 2017.2 foram oferecidas 15 vagas.
Em 2017.1 foram oferecidas 15 vagas.
Em 2016 foram oferecidas 30 vagas.
Em 2015 foram oferecidas 15 vagas.
Em 2014 foram oferecidas 15 vagas.
5. O curso de Mestrado exige dedicação em tempo integral?
O aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, participar de seminários, reuniões de supervisão e elaborar sua dissertação. Aos bolsistas exige-se tempo integral, conforme resoluções das agências de fomento que concedem as bolsas.
6. Qual é a duração do Curso?
O aluno pode concluir o curso em até 24 meses para bolsistas, e até 30 meses para não-bolsistas.
7. Quais são os dias de aula?
As aulas são realizadas semanalmente, concentradas às terças e quintas-feiras, nos turnos matutino e vespertino. As atividades de orientação podem ser programadas fora dos horários de aula, estando a critério do professor orientador.
8. A aprovação na seleção garante bolsa?
A aprovação no exame de Seleção não implica na concessão automática de bolsa. O Programa dispõe de um número limitado de bolsas.
9. A UFPB possui Residência Estudantil?
Sim. A PRPG Pró-Reitoria de Pós-Graduação tem parceria com a PRAPE – Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante afim de garantir algumas vagas na residência estudantil da UFPB exclusivamente para os estudantes de Pós-Graduação sem bolsas de estudos.
10. É necessária a proficiência em língua estrangeira para a seleção?
Não. A UFPB, através do Instituto de Letras, realiza os exames de proficiência em língua estrangeira para a pós-graduação. Entretanto, como grande parte da literatura na área está em língua inglesa a ausência do conhecimento dessa língua dificulta muito o desenvolvimento adequado do aluno.
11. Preciso procurar antecipadamente um professor orientador?
Não. O aluno pode, ao longo do primeiro ano de curso, optar pela área e professor orientador, de acordo com a concordância e disponibilidade do docente.