Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional http://ppgmmc.ci.ufpb.br P P G M M C   •   CENTRO DE INFORMÁTICA   •   UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Sat, 09 Mar 2019 15:39:43 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.1.1 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/wp-content/uploads/2016/05/Logo6.png Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional http://ppgmmc.ci.ufpb.br 32 32 Ciclo de Seminários do PPGMMC http://ppgmmc.ci.ufpb.br/ciclo-seminarios-ppgmmc-eufrasio-2/ http://ppgmmc.ci.ufpb.br/ciclo-seminarios-ppgmmc-eufrasio-2/#respond Thu, 07 Mar 2019 08:45:04 +0000 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/?p=4739 O programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática Computacional PPGMMC realiza, nesta segunda-feira, 11 de Março, a partir das 15h na Sala 307 do Centro de Informática da UFPB, Campus Linaldo Cavalcanti, Mangabeira mais um seminário. Prof. Leonardo Henrique Silva Fernandes Departamento de Informática – Centro de Informática, UFPB Título: Limiarização de Retornos para Quantificação de […]

O post Ciclo de Seminários do PPGMMC apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
O programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática Computacional PPGMMC realiza, nesta segunda-feira, 11 de Março, a partir das 15h na Sala 307 do Centro de Informática da UFPB, Campus Linaldo Cavalcanti, Mangabeira mais um seminário.

Prof. Leonardo Henrique Silva Fernandes

Departamento de Informática – Centro de Informática, UFPB


Título: Limiarização de Retornos para Quantificação de Riscos em Mercados Financeiros

Resumo:  Nesse seminário será apresentado uma metodologia que quantifica o risco financeiro a posteriori. Para tanto, foram utilizadas séries temporais financeiras dos preços de fechamento de 12 representativos índices de mercado, com granularidade diária ao longo de 16 anos, indo de 02 de Janeiro de 1995 até 30 de Dezembro de 2010, com um total de 3691 observações. Através da obtenção das séries dos retornos, foi possível verificar o intervalo de variação da volatilidade dos índices de mercado acionários, na janela de tempo analisada, definindo-se um intervalo típico de flutuação. Nestas flutuações tanto existem perdas como ganhos, sendo as perdas reais definidas como o retorno abaixo de um certo limiar e os ganhos reais como os retornos acima deste mesmo limiar. Portanto, este limiar pode ser compreendido como o custo do mercado. Nesta visão, em tal limiar as perdas reais e os ganhos reais estão em paridade, ou seja, o lucro é zero e reflete o equilíbrio do processo. Desta forma, o risco instantâneo foi definido como a diferença entre perdas e ganhos reais para um dado valor de custo do mercado. Além disto, dadas as distribuições acumuladas das perdas e ganhos reais, foi desenvolvido uma forma funcional para o ajustes de tais distribuições. Assim, foi possível calcular o risco esperado para intervalos de custo do mercado.

modelo-seminario_ppgmmc

O post Ciclo de Seminários do PPGMMC apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
http://ppgmmc.ci.ufpb.br/ciclo-seminarios-ppgmmc-eufrasio-2/feed/
Disciplinas Ofertadas 2019.1 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/disciplinas-ofertadas-2019-1/ http://ppgmmc.ci.ufpb.br/disciplinas-ofertadas-2019-1/#respond Thu, 31 Jan 2019 11:38:40 +0000 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/?p=4609 Segue abaixo a oferta de disciplinas para o período 2019.1, com início em 04/02, homologadas pelo colegiado do PPGMMC.

O post Disciplinas Ofertadas 2019.1 apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
Segue abaixo a oferta de disciplinas para o período 2019.1, com início em 04/02, homologadas pelo colegiado do PPGMMC.

PROFESSOR DISCIPLINASDIAS . HORÁRIO
ANA PAULA P. WYSETEORIA DO CONTROLE ÓTIMOSeg – Qua24M23 - CI
ANTÔNIO J. BONESS DOS SANTOS MÉTODOS NUMÉRICOS Ter – Qui35M23 - CCEN
CLAUDIO JAVIER TABLADA

PROBABILIDADETer – Qui35M45 - CCEN
JAIRO ROCHA DE FARIA MÉTODOS MATEMÁTICOS AVANÇADOS IQua4T3456 - CI
JAN SOKOLOWSKI

TÓPICOS MC III – OTIMIZAÇÃO DE FORMAQua – Sex 46M45 - CI
PEDRO RAFAEL DINIZ MARINHO
TÓPICOS MC III – PROGRAMAÇÃO EM RSex6T3456 - CCEN
SERGIO DE CARVALHO BEZERRATÓPICOS MC Seg – Qua24T23 - CI
SÔNIA M. GOMESEQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAISTer – Qui35M45 - CI
TATIENE CORREIA DE SOUZAINFERÊNCIA ESTATÍSTICATer – Qui35M45 - CCEN
THIAGO JOSÉ MACHADO

TÓPICOS MC I – USO DO MATLAB APLICADO A OTIMIZAÇÃO DE FORMAQua 4T34 - CI


O post Disciplinas Ofertadas 2019.1 apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
http://ppgmmc.ci.ufpb.br/disciplinas-ofertadas-2019-1/feed/
Defesa de Mestrado http://ppgmmc.ci.ufpb.br/defesa-de-mestrado-em_felix/ http://ppgmmc.ci.ufpb.br/defesa-de-mestrado-em_felix/#respond Fri, 07 Dec 2018 15:36:54 +0000 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/?p=4579 O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional PPGMMC do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba tem a honra de convidar para a sessão pública de defesa da dissertação de mestrado de Evilásio Macedo Felix Título: Agrupamento Fuzzy no Espaço de Características Baseado no Kernel de Mahalanobis com Distâncias Quadráticas Adaptativas Resumo:  Nesta dissertação de […]

O post Defesa de Mestrado apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional PPGMMC do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba tem a honra de convidar para a sessão pública de defesa da dissertação de mestrado de

Evilásio Macedo Felix


Título: 
Agrupamento Fuzzy no Espaço de Características Baseado no Kernel de Mahalanobis com Distâncias Quadráticas Adaptativas

Resumo: 
Nesta dissertação de mestrado, propomos métodos de agrupamento fuzzy no espaco de características baseado no kernel de Mahalanobis com distâncias quadráticas adaptativas, rotulados respectivamente por (MK-FCM-PFCV-FS, MK-FCM-PDFCV-FS, MK-FCM-FCV-FS e MK-FCM-DFCV-FS). Este estudo e uma extensão do trabalho desenvolvido em Silva, A. S. (2018). Os métodos propostos sao baseados no kernel de Mahalanobis a partir de distancias quadráticas adaptativas definidas por matrizes de covariâncias simétricas positivas definidas. Estas matrizes de covariâncias podem ser diagonais ou completas, comuns a todos os grupos ou diferentes para cada grupo, determinadas sob o enfoque de agrupamento no espaço de características, que realiza um mapeamento de cada observação por meio de uma função não-linear e então obtém os centroides dos grupos no espaço de recursos. Esta técnica permite que ao passarmos para um espaço de mais alta dimensão (espaço de características), um conjunto de observações no espaço de entrada não-linearmente separável torna-se separável linearmente no espaço de características. Os algoritmos propostos foram comparados com os diversos métodos de agrupamentos tradicionais conhecidos na literatura, como o fuzzy k-medias e suas versões baseadas no kernel Gaussiano, como também os métodos desenvolvido por Silva, A. S. (2018). A avaliação se deu através de experimentos numéricos com dados simulados e reais. Os resultados corroboram a superioridade dos métodos propostos.

Banca Examinadora: 

Prof. Marcelo Rodrigo Portela Ferreira – Orientador – UFPB
Prof. Sérgio de Carvalho Bezerra – UFPB
Profª. Ana Flavia Uzeda dos Santos Macambira – UFPB
Data: 11 de Dezembro de 2018 (Terça – feira)
Horário: 10 horas
Local: Departamento de Estatística – UFPB
Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)
Campus I da UFPB, João Pessoa.

Todos são bem vindos!!

modelo-Defesa_ppgmmc_24_11_2016

O post Defesa de Mestrado apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
http://ppgmmc.ci.ufpb.br/defesa-de-mestrado-em_felix/feed/
Seleção Mestrado 2019.1 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/selecao2019-1/ Mon, 10 Sep 2018 21:57:36 +0000 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/?p=4413 A Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do programa de mestrado stricto sensu, com início das aulas no primeiro semestre de 2019. Conheça um pouco da Cidade de João Pessoa Formulário de Contato

O post Seleção Mestrado 2019.1 apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
A Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do programa de mestrado stricto sensu, com início das aulas no primeiro semestre de 2019.


Conheça um pouco da Cidade de João Pessoa

Processo Seletivo 2019.1  Edital Seleção PPGMMC 2019.1
Número de Vagas:20 vagas
Divulgação:Folder Seleção PPGMMC 2019.1
Exames Anteriores: (2017.1) (2017.2) (2018.1) (2018.2)
Período de Inscrições:   30/10 a 12/11 de 2018 
Inscrições Online:  

Procedimentos
Relação de Inscritos:  Homologações
Prova Escrita:Conteúdo: Novo Processo de Avaliação

Conteúdo básico (comum) + Conteúdo específico I (matemática)
             OU
Conteúdo básico (comum) + Conteúdo específico II (computação)
             OU
Conteúdo básico (comum) + Conteúdo específico III (probabilidade e estatística)
Anexos:  I - Requeriento de Inscrição
II - Formulário de Inscrição
III - Requerimento de atendimento especializado ou específico
IV - Formulário de Autodeclaração
V - Ficha de Avaliação do Currículo
VI - Formulário de Requerimento de Reconsideração/Recurso
    Local Principal de Prova: UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Responsáveis:
     Prof. Hugo L.D.S. Cavalcante
     Prof. Antônio J. Boness
Local: 
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
     Centro de Informática – CI
     Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional
     Rua dos Escoteiros, s/n
     Campus de Mangabeira – João Pessoa - PB
     Sala: AUDITÓRIO do CI.
    Locais Adicionais de Prova 2019.1: Data limite da divulgação: 26/11/2018
Associação Entre Candidatos e Local de Exame

UNMSM - Universidad Nacional Mayor de San Marcos

Responsáveis:
     Prof. Jose Raul Luyo Sanchez
     Email: jluyos@unmsm.edu.pe
     
Local: 
Universidad Nacional Mayor de San Marcos
      Facultad de Ciencias Matemáticas
      Calle Germán Amézaga 375
      Lima, Perú.
     Sala: 308
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Responsáveis:
     Profª. Michelli Karinne
     Email: michelli.karinne@gmail.com
     
Local:
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande
      Local: Auditório da Unidade Acadêmica de Estatística
Universidade Federal de Campina Grande
     
     Sala:
IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Responsáveis:
     Profª. Roberto Kennedy Cardoso
     Email: roberto.cardoso@ifma.edu.br
     
Local:
IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
     Campus São Raimundo das Mangabeiras
     Sala: Sala de estudos da biblioteca do IFMA.
UFBA - Instituto de Matemática e Estatística

Responsável:
     Prof. Edson Alberto Coayla Teran
Local:
Instituto de Matemática e Estatística,
     Departamento de Matemática
     Campus de Ondina
     Av. Ademar de Barros s/n, Salvador - BA
     Sala: 288.
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Responsável
     Prof. Manoel Raimundo de Sena Junior
     Email: manoel@de.ufpe.br
     
Local:
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
     Departamento de Estatística
     Sala:8 no térreo.
UFS - Universidade Federal de Sergipe

Responsáveis:
     Prof. Sadraque Eneas de Figueiredo Lucena
     Email: sadraquelucena@gmail.com
     
Local: 
Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristovão
      DECAT- departamento de estatística e ciências atuariais
      Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze
      São Cristóvão - SE
     Sala:Mini-Auditório do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais.

UFPI - Campus Parnaíba

Responsável
     Prof. Francisco Carpegiani Medeiros Borges
     Email: carpegiani@ufpi.edu.br
     
Local:
UFPI - Universidade Federal do Piauí
     UFPI - Campus Parnaíba
     Bloco de Medicina,
     Sala: de tutoria 12
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Responsáveis:
     Prof. Luiz Carlos Radtke
     Email: radtke.luiz@gmail.com
     
Local:
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
     Centro de Ciências Exatas e da Terra
     Sala: Sala: 70
UFRN - Campus CERES Caicó

Responsáveis:
     Profª. Jucimeire Santos
     Email: jucimeiresantos@yahoo.com.br
     
Local:
UFRN - Campus CERES Caicó
      R. Joaquim Gregório, s/n - Penedo, Caicó - RN
     Sala: Sala: B09
UFPA - Universidade Federal do Pará

Responsáveis:
     Profª. Joelma Morbach
     Email: joelmam@ufpa.br & joelmamorbach@yahoo.com.br
     
Local:
UFPA - Universidade Federal do Pará
      Local: Aguardando a indicação do professor
     
     Sala:
UFPB Virtual - Polo Pombal

Responsável:
     Profª. Jane da Silva Veira (Coordenadora do Polo )
     Email: polouabpombal@gmail.com
     
Local:
UFPB Virtual - Polo Pombal
      Local: Rua Manoel Pires de Sousa, S/N – Centro
     Sala: Sala: na única sala de aula do pólo
     
IFPB - Instituto Federal da Paraíba

Responsáveis:
     Prof. Patrício Luiz de Andrade
     Email: patricio.andrade@ifpb.edu.br
     
Local:
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba
     Coordenação do curso de Licenciatura em Matemática
     Campus Cajazeiras
     Rua José Antônio da Silva, nº 300, Jardim Oásis
     Cajazeiras - PB
     Sala: Coordenação de matemática.
UFAL - Universidade Federal da Alagoas

Responsável:
     Prof. Márcio Cavalcante de Melo
     Email: : marcio.melo@im.ufal.br & marciocavalcante1988@gmail.com

Local:
UFAL - Universidade Federal da Alagoas
      Local: Instituto de Matemática (prédio novo)
      Pós-graduação, Sala A
     
UERJ: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Petrópolis

Responsável:
     Profª. Patricia R C Drach
     Email: pdrach@esdi.uerj.br

Local:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Petrópolis
     Departamento de Arquitetura e Urbanismo - ESDI.
     Av. Ipiranga, 544, Petrópolis – RJ
Data Prova Escrita: 03 de Dezembro de 2018  (14h)
Prova Escrita:   Resultado

Gabarito

Resultado FInal:

(html)

Matrícula Institucional:

04 a 08 de Fevereiro de 2019 

FAQ: Dúvidas Frequentes


Formulário de Contato


[contact-form-7]

Selecao-PPGMMC-2018

O post Seleção Mestrado 2019.1 apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
ABERTA INSCRIÇÕES TESTE TOEFL ITP http://ppgmmc.ci.ufpb.br/aberta-inscricoes-para-realizacao-do-teste-toefl-itp/ http://ppgmmc.ci.ufpb.br/aberta-inscricoes-para-realizacao-do-teste-toefl-itp/#respond Mon, 13 Aug 2018 18:59:33 +0000 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/?p=4400 PROCESSO SELETIVO PARA REALIZAÇÃO DO TESTE TOEFL ITP DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS – INGLÊS SELEÇÃO DEMANDA 2018-2019: TOEFL ITP JUNHO 2018 – JUNHO 2019 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. Este Edital rege aspectos gerais da realização do teste TOEFL ITP, em conformidade com o disposto na Portaria nº 1.466, de 18 de dezembro de […]

O post ABERTA INSCRIÇÕES TESTE TOEFL ITP apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
PROCESSO SELETIVO PARA REALIZAÇÃO DO TESTE TOEFL ITP DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS – INGLÊS

SELEÇÃO DEMANDA 2018-2019: TOEFL ITP JUNHO 2018 – JUNHO 2019

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Este Edital rege aspectos gerais da realização do teste TOEFL ITP, em conformidade com o disposto na Portaria nº 1.466, de 18 de dezembro de 2012, na Portaria Normativa nº 25, de 25 de novembro de 2013, na Portaria nº 30, de 26 de janeiro de 2016, e no Manual do Candidato.

1.1.1. Este Edital, o Manual do Candidato e demais orientações relativas à inscrição, realização e divulgação de resultados do teste encontram-se no endereço eletrônico http://isf.mec.gov.br/documentos.

1.1.2. O cronograma com as datas dos períodos de inscrição e de aplicação de testes será disponibilizado no endereço eletrônico http://isf.mec.gov.br.

1.2. Somente as instituições de ensino superior (IES) credenciadas junto ao Programa IsF podem aplicar os testes TOEFL ITP na edição DEMANDA 2018-2019: TOEFL ITP JUNHO 2018 – JUNHO 2019.

1.3. Os critérios de eligibilidade dos candidatos ao teste TOEFL ITP ne edição DEMANDA 2018-2019: TOEFL ITP JUNHO 2018 – JUNHO 2019 serão definidos por cada IES credenciada ao Programa IsF, podendo a aplicação se destinar à comunidade acadêmica interna como também a atender demandas específicas de cada instituição.

1.4. O candidato que já se submeteu ao teste TOEFL ITP anteriormente pode participar deste processo seletivo, desde que o novo teste possua código de identificação da versão (Form) diferente do (s) já realizado (s).

2. DA CARACTERIZAÇÃO DO TESTE

2.1. O teste TOEFL ITP visa a avaliar a proficiência de falantes não nativos da língua inglesa. O resultado do exame é válido por 2 (dois) anos, contados da data de realização do teste.

2.2. O teste TOEFL ITP é realizado em formato impresso e deve ser preenchido somente a lápis.

2.3. Todas as perguntas são em formato de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas de resposta por questão.

2.4. O teste avalia 3 (três) diferentes habilidades em língua inglesa:

2.4.1. Compreensão auditiva, com 35 (trinta e cinco) minutos de duração: mensura a habilidade do candidato em entender o inglês falado em situações acadêmicas universitárias. Não é permitido se ausentar da sala, em nenhuma hipótese, durante esta parte do teste.

2.4.2. Estrutura e expressão escrita, com 25 (vinte e cinco) minutos de duração: mensura o conhecimento do candidato quanto à estrutura e gramática do inglês escrito.

2.4.3. Leitura, com 55 (cinquenta e cinco) minutos de duração: mensura a habilidade de leitura e entendimento de textos escritos em contexto acadêmico.

2.5. Não é permitido ao candidato, antes e durante a realização do teste, fazer quaisquer anotações, inclusive no livro de questões. As respostas devem ser anotadas diretamente na folha de respostas, único documento válido para a correção das provas.

2.5.1. É permitido fazer anotações durante a seção de Compreensão Auditiva, sem o acréscimo de tempo adicional para transcrição do rascunho na folha de respostas.

2.6. Informações complementares sobre a estrutura do teste, a duração das sessões, o cálculo da pontuação e demais instruções e orientações sobre a estrutura do teste estão disponíveis no Manual do Candidato.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições para os testes podem ser feitas no Módulo Aberto ou no Módulo Monitorado conforme o disposto neste Edital.

3.2. As inscrições para os Módulos Aberto e Monitorado se iniciam às 12h00 e se encerram também às 12h00, conforme as datas previstas no cronograma disponível em http://isf.mec.gov.br, observado o horário oficial de Brasília.

3.3. Não há cobrança de taxa de inscrição.

3.4. Cada candidato poderá se inscrever uma única vez a cada 90 (noventa) dias para a realização do teste TOEFL ITP, não importando se for no Módulo Aberto ou no Monitorado.

3.4.1. O disposto no subitem 3.4 não se aplica ao candidato que cancelar sua inscrição no prazo indicado no subitem 3.5. 3.5. O candidato pode cancelar sua inscrição em até 3 (três) dias antes da realização do teste agendado, seja ele no Módulo Aberto ou no Monitorado, no endereço eletrônico http://isfaluno.mec.gov.br/. Caso o candidato decida se inscrever novamente posteriormente, concorrerá às vagas disponíveis naquele momento.

3.5. Cabe à IES participante definir o número de vagas ofertadas, de acordo com sua infraestrutura física e o número de aplicadores certificados disponíveis.

3.6. A inscrição do candidato para realizar o teste TOEFL ITP implica na concordância expressa e irretratável com o disposto neste Edital e nas demais normas pertinentes ao Programa IsF.

 

O post ABERTA INSCRIÇÕES TESTE TOEFL ITP apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
http://ppgmmc.ci.ufpb.br/aberta-inscricoes-para-realizacao-do-teste-toefl-itp/feed/
Defesa de Mestrado http://ppgmmc.ci.ufpb.br/defesa-de-mestrado-3-2-2/ http://ppgmmc.ci.ufpb.br/defesa-de-mestrado-3-2-2/#respond Sat, 19 May 2018 13:36:44 +0000 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/?p=4253 O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional PPGMMC do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba tem a honra de convidar para a sessão pública de defesa da dissertação de mestrado de Camila Ravena de Oliveira Título: Jogos Digitais e Probabilidades: Uma Possibilidade de Ensino Interdisciplinar Resumo:  Tornou-se primordial a tarefa de sumarizar enormes conjuntos […]

O post Defesa de Mestrado apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional PPGMMC do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba tem a honra de convidar para a sessão pública de defesa da dissertação de mestrado de

Camila Ravena de Oliveira


Título: 
Jogos Digitais e Probabilidades: Uma Possibilidade de Ensino Interdisciplinar

Resumo: 
Tornou-se primordial a tarefa de sumarizar enormes conjuntos de dados em termos de seus conceitos subjacentes, afim de extrair deles novos conceitos. Uma alternativa para isso e representar os dados atraves de listas, intervalos, distribuicoes e afins. Estas representacoes sao exemplos de um tipo de dado denominado dado simbolico, que tem sido tratado principalmente pela Analise de Dados Simbolicos (ADS) – Symbolic Data Analysis (SDA). Metodos de agrupamento sao tecnicas de mineracao de dados multivariados que a partir de informacoes das variaveis de cada caso tem por objetivo agrupar automaticamente por aprendizado nao supervisionado os casos da base de dados em grupos. Yager e Filev (1994) desenvolveram o metodo de agrupamento de montanha, que estima os centroides dos grupos construindo e modicando a funcao de montanha em um espaco de grade e Chiu (1994) desenvolveu o metodo de agrupamento subtrativo, que calcula a funcao nos pontos de dados em vez de pontos de grade. Diversos metodos tem sido propostos, capazes de lidar com estrutura de dados complexa, dentre eles, metodos de agrupamento baseados em kernel. A essencia dos metodos baseados em kernel e a realizacao de uma mapeamento nao-linear arbitrario do espaco de entrada original para um espaco de alta dimensao. Neste trabalho sera proposto um metodo subtrativo baseado em kernel para dados simbolicos do tipo do intervalo, que e uma variante do metodo de agrupamento subtrativo baseado em kernel proposto por Kim et al. (2005).

Banca Examinadora: 

Prof. Marcelo Rodrigo Portela Ferreira – Orientador – UFPB
Prof. Sérgio de Carvalho Bezerra – UFPB
Prof. Eufrásio de Andrade Lima Neto – UFPB
Prof. Hemilio Fernandes Campos Coelho – UFPB
Prof. Pedro Rafael Diniz Marinho – UFPB

Data: 23 de Maio de 2018 (Quarta – feira)
Horário: 9 horas
Local: Sala CI-107,
Rua dos Escoteiros, s/n, Campus de Mangabeira

Todos são bem vindos!!

modelo-Defesa_ppgmmc_24_11_2016

O post Defesa de Mestrado apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
http://ppgmmc.ci.ufpb.br/defesa-de-mestrado-3-2-2/feed/
SIMPLIFIED SELECTION PROCESS FOR VISITING PROFESSORS – 2018 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/simplified-selection-process-for-visiting-professors-2018/ Wed, 16 May 2018 18:47:37 +0000 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/?p=4206 The Graduate Program in Computational Mathematical Modelling of Federal University of Paraíba is inviting interested parties to apply for a selection of 01 position for visiting professor.   Candidates are expected to lecture; conduct, develop and apply scientific research; publish scientific papers; organize academic activities, such as seminars, conferences and others; intermediate the signing of agreements of […]

O post SIMPLIFIED SELECTION PROCESS FOR VISITING PROFESSORS – 2018 apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
The Graduate Program in Computational Mathematical Modelling of Federal University of Paraíba is inviting interested parties to apply for a selection of 01 position for visiting professor.

 

Candidates are expected to lecture; conduct, develop and apply scientific research; publish scientific papers; organize academic activities, such as seminars, conferences and others; intermediate the signing of agreements of academic, technical and scientific cooperation with universities of his/her country; as well as to comply with the activities according to the law or the contract for his/her position, in his/her field of work. We are looking for candidates with a Ph.D. who can provide proof of, at least, 2 (two) years of academic experience, with a distinctive record of international research and relevant publications in international scientific journals, who can conduct research in group and can intermediate the signing of cooperation agreements with universities and higher education institutions in his/her country or other institutions which he/she works with.

The gross monthly salary are described in the table below. The employment contracts will start in September 2018 or February 2019.

 

VISITING PROFESSORPAY/MONTH (IN REAL)

Visiting Professor A (10 years of PhD)

R$ 19.440,48

Visiting Professor B Level IV (8 years of PhD)R$ 12.512,71
Visiting Professor B Level III (6 years of PhD)R$ 12.060,77
Visiting Professor B Level II (4 years of PhD)R$ 11.629,58
Visiting Professor B Level I (2 years of PhD)R$ 11.323,71

 

For application is necessary to send the following documents to (ufpb.visitante.02@gmail.com), CC: (ppgmmc@ci.ufpb.br):

  1. Application form (Anexo II);
  2. Curriculum vitae , with supporting documentation regarding academic, scientific or technical-professional production for the last 5 (five) last years;
  3. Copy of the Ph.D. diploma;
  4. Copy of personal identification document (Passport or, for candidates from the Mercosur Bloc, National ID Card);
  5. Work and research plan;
  6. Letter of motivation (max. 2.500 characters)

 

 

 

 

 

Contact


Coordinator
Prof. DSc. Ana Paula Pintado Wyse

E-mail: anawyse@ci.ufpb.br
             ppgmmc@ci.ufpb.br

O post SIMPLIFIED SELECTION PROCESS FOR VISITING PROFESSORS – 2018 apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
Defesa de Mestrado http://ppgmmc.ci.ufpb.br/defesa-de-mestrado-3-2/ http://ppgmmc.ci.ufpb.br/defesa-de-mestrado-3-2/#respond Wed, 09 May 2018 12:37:59 +0000 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/?p=4178 O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional PPGMMC do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba tem a honra de convidar para a sessão pública de defesa da dissertação de mestrado de Josevandro Barros Nascimento Título: Jogos Digitais e Probabilidades: Uma Possibilidade de Ensino Interdisciplinar. Resumo:  A presente pesquisa de mestrado fundamenta-se em pesquisas de […]

O post Defesa de Mestrado apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional PPGMMC do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba tem a honra de convidar para a sessão pública de defesa da dissertação de mestrado de

Josevandro Barros Nascimento


Título: 
Jogos Digitais e Probabilidades: Uma Possibilidade de Ensino Interdisciplinar.

Resumo: 
A presente pesquisa de mestrado fundamenta-se em pesquisas de educacao Matematica e Ciencias e modelagem matematica. Tinha como objetivo geral desenvolver jogos pedagogicos digitais para o ensino de probabilidade em uma perspectiva interdisciplinar com alunos do Ensino fundamental.

Banca Examinadora: 

Prof. José Miguel Aroztegui Massera – Orientador – UFPB
Prof. Sérgio de Carvalho Bezerra – UFPB
Prof. Marcelo Rodrigo Portela Ferreira – UFPB
Profª.Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos – UFPE
Prof. José Ivanildo Felisberto de Carvalho – CAA/UFPE
Prof. Silvio de Barros Melo – UFPE

Data: 09 de Maio de 2018 (Quarta – feira)
Horário: 12:30 horas
Local: Sala D104 – CTDR,
Rua dos Escoteiros, s/n, Campus de Mangabeira

Todos são bem vindos!!

modelo-Defesa_ppgmmc_24_11_2016

O post Defesa de Mestrado apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
http://ppgmmc.ci.ufpb.br/defesa-de-mestrado-3-2/feed/
V ERMAC 2018 – UFAL – Maceió-AL http://ppgmmc.ci.ufpb.br/v-ermac2018/ Sat, 21 Apr 2018 00:10:12 +0000 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/?p=4062 V ERMAC – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional UFAL – Maceió-AL, 25 a 27 de Julho de 2018 O ERMAC tem como principal objetivo promover pesquisa e ensino de qualidade em Matemática Aplicada e Computacional nas diferentes regiões do Brasil. O ERMAC objetiva também a divulgação da Matemática Aplicada e Computacional a um […]

O post V ERMAC 2018 – UFAL – Maceió-AL apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
V ERMAC – Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional

UFAL – Maceió-AL, 25 a 27 de Julho de 2018

O ERMAC tem como principal objetivo promover pesquisa e ensino de qualidade em Matemática Aplicada e Computacional nas diferentes regiões do Brasil. O ERMAC objetiva também a divulgação da Matemática Aplicada e Computacional a um público amplo, a formação de capital humano na área da Matemática Aplicada e Computacional e a integração, trocas de experiências e intercâmbio acadêmico e cientı́fico entre professores e pesquisadores atuantes no Paı́s. Em resumo, o ERMAC é um evento cujo foco é a divulgação da Matemática Aplicada e Computacional para um grande público: professores, estudantes e pesquisadores das grandes áreas das ciências exatas e das engenharias.

O V Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional – BA-AL-SE pretende atingir as seguintes metas:

1. Fortalecimento da SBMAC na regional, não somente pela divulgação da sociedade, como também pela busca por novos sócios.

2. Congregação de estudantes e profissionais com interesse em Matemática Aplicada e Computacional.

3. Desenvolvimento da Matemática Aplicada e Computacional na região nordeste, através do incentivo e estı́mulo para se realizar atividades de ensino (em todos os nı́veis), pesquisa e extensão.

4. Elaboração de programas e ações conjuntas com instituições de ensino e pesquisa na regional.

5. Integração entre pesquisadores e profissionais das várias áreas da tecnologia, saúde e ciência que utilizem a matemática como ferramenta de descrição de suas atividades.

6. Divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas à área do congresso, que estão sendo desenvolvido na região nordeste.

Selecao-PPGMMC-2018

O post V ERMAC 2018 – UFAL – Maceió-AL apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
Seleção Mestrado 2018.2 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/selecao2018-2/ Fri, 13 Apr 2018 15:58:11 +0000 http://ppgmmc.ci.ufpb.br/?p=3979 A Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do programa de mestrado stricto sensu, com início das aulas no segundo semestre de 2018. Formulário de Contato

O post Seleção Mestrado 2018.2 apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>
A Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do programa de mestrado stricto sensu, com início das aulas no segundo semestre de 2018.

Processo Seletivo 2018.2  Edital Seleção PPGMMC 2018.2
Número de Vagas:15 vagas
Divulgação:Folder Seleção PPGMMC 2018.2
Exames Anteriores: (2017.1) (2017.2)
(2018.1)
Período de Inscrições:   10 a 28 de Maio de 2018 
Inscrições Online:  

Procedimentos
Relação de Inscritos:  Homologações
Prova Escrita:Conteúdo
Anexos:  I - Requeriento de Inscrição
II - Formulário de Inscrição
III - Requerimento de atendimento especializado ou específico
IV - Formulário de Autodeclaração
V - Ficha de Avaliação do Currículo
VI - Formulário de Requerimento de Reconsideração/Recurso
    Local Principal de Prova: UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Responsáveis:
     Prof. Hugo L.D.S. Cavalcante
     Prof. Antônio J. Boness
Local: 
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
     Centro de Informática – CI
     Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional
     Rua dos Escoteiros, s/n
     Campus de Mangabeira – João Pessoa - PB
     Sala: CI304.
    Locais Adicionais de Prova 2018.2: Data limite da divulgação: 05/06/2018
UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia

Responsáveis:
     Prof. Ricardo Shigueru Okumura
     Email: ricardo_okumura@hotmail.com
     
Local: 
UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia
      Bloco II - Primeiro andar,
     Sala: Sala de vídeo conferências
UFS - Universidade Federal de Sergipe

Responsáveis:
     Profª. Cristiane Toniolo Dias
     Email: cristonidias@gmail.com
     
Local: 
Universidade Federal de Sergipe - Campus São Cristovão
      DECAT- departamento de estatística e ciências atuariais
      Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze
      São Cristóvão - SE
     Sala:Mini-Auditório do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais.

UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Responsáveis:
     Prof. Luiz Carlos Radtke
     Email: radtke.luiz@gmail.com
     
Local:
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
     Departamento de Matemática (DMAT)
     Sala: Sala de seminários
UECE - Universidade Estadual do Ceará

Responsáveis:
     Profª. Ana Cecília Costa de Freitas Nogueira
     Email: cecilia.freitas@uece.br
     
Local:
UECE - Universidade Estadual do Ceará
     Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM)
     Colegiado do Curso de Matemática
     Sala: Lab. de matemática
IFPI - Instituto Federal do Piauí

Responsáveis:
     Profª. Sergiane Neves Monteiro
     Email: sergianemonteiro@ifpi.edu.br & colmat@ifpi.edu.br
     
Local:
IFPI - Instituto Federal do Piauí
     Coordenação do curso de Licenciatura em Matemática
     Sala: Coordenação
IFPB - Instituto Federal da Paraíba

Responsáveis:
     Profª. Kissia Carvalho
     Email: kissia.carvalho@ifpb.edu.br
     
Local:
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba
     Coordenação do curso de Licenciatura em Matemática
     Campus Cajazeiras
     Rua José Antônio da Silva, nº 300, Jardim Oásis
     Cajazeiras - PB
     Sala: Coordenação de matemática.
IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Responsáveis:
     Profª. Roberto Kennedy Cardoso
     Email: roberto.cardoso@ifma.edu.br
     
Local:
IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
     Campus São Raimundo das Mangabeiras
     Sala: Sala de estudos da biblioteca do IFMA.
Data Prova Escrita: 11 de Junho de 2018  (14h)
Prova Escrita:   Gabarito

Resultado FInal:

(html) & (pdf)

Matrícula Institucional:

16 a 27 de Julho de 2018 

FAQ: Dúvidas Frequentes


Formulário de Contato


[contact-form-7]

Selecao-PPGMMC-2018

O post Seleção Mestrado 2018.2 apareceu primeiro em Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional.

]]>